PMI é a sigla para Purchasing Managers’ Index, um indicador econômico utilizado para medir o desempenho e a atividade do setor de indústria ou serviços de um país. O PMI é baseado em pesquisas realizadas com gerentes de compras de empresas, que fornecem informações sobre o volume de produção, novas encomendas, emprego e outros fatores relevantes para a economia.
Você já ouviu falar na sigla PMI? Esse indicador fornece informações valiosas sobre a saúde e o desempenho da economia de um país. Além disso, é acompanhado de perto por investidores, traders, analistas econômicos e governos para obter uma visão em tempo real do setor de indústria e serviços.
Para saber em detalhes o que é PMI, como esse indicador funciona, a sua importância para a economia, entre outras informações, é só continuar a leitura. Vamos lá?
O que é PMI?
PMI é a sigla para Purchasing Managers’ Index, também chamado de Índice de Gerentes de Compra em português.
Esse índice é baseado em pesquisas mensais realizadas com empresas privadas — da indústria, manufatura e serviços — que podem fornecer informações sobre novas encomendas, volume de produção, emprego e outras informações relevantes para o setor econômico.
O PMI também é utilizado para tomar decisões de investimento, de trading, estratégias empresariais e políticas governamentais. Ao compreender e acompanhar o PMI, é possível obter insights sobre o estado atual da economia e tomar decisões mais informadas.
De modo geral, o PMI pode ser utilizado como um indicador antecedente do desempenho econômico geral, já que ajuda a identificar tendências, como expansão ou contração de atividades de alguns segmentos.
Como funciona o PMI?
Agora que você já sabe o que é PMI, vamos entender como esse índice funciona na prática.
O PMI é baseado em pesquisas realizadas com gerentes de compras de empresas em um determinado setor econômico, como o setor de manufatura ou serviços. Essas pesquisas são conduzidas mensalmente e coletam informações sobre diferentes aspectos da atividade empresarial.
Os gerentes de compras respondem a questionários que abordam diversos indicadores-chave, como o volume de produção, novas encomendas, emprego, preços de insumos e estoques.
Cada indicador é registrado em uma escala, de 0 a 100, onde valores acima de 50 indicam expansão da atividade econômica e valores abaixo de 50 indicam contração.
Assim, os dados coletados são compilados e calculados para produzir um único número, o índice PMI. Esse número representa uma medida agregada da atividade econômica em um setor específico e é divulgado publicamente.
O PMI funciona, portanto, como um indicador antecedente, pois reflete a visão dos gerentes de compras, que estão diretamente envolvidos nas decisões de compra e na demanda por bens e serviços.
Mas afinal, como esse índice funciona no Brasil? É o que veremos a seguir.
Índice PMI no Brasil
No Brasil, o índice é calculado a partir de um questionário enviado para aproximadamente 400 empresas, em que são coletadas informações estatísticas sobre a indústria.
São considerados, entre outros aspectos, o número de funcionários da empresa que participou da pesquisa. Tais dados evidenciam a importância da organização para o PIB do país, por exemplo.
Aqui no Brasil, a empresa que realiza essa pesquisa é a IHS Markit, parte da S&P Global, que fornece análises, informações e soluções a nível global. Os dados são calculados e comparados com o mês anterior, sendo utilizados como referência para avaliar as atividades do setor.
As agendas de divulgação mensal padrão para as pesquisas PMI S&P Global são:
- PMI setor industrial: primeiro dia útil do mês.
- PMI setor de serviços: terceiro dia útil do mês.
- PMI para todas as economias: terceiro dia útil do mês.
Entretanto, é importante ressaltar que cada país possui suas próprias particularidades. Veremos na sequência como o índice funciona em diferentes regiões.
PMI nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, os dados são compilados e coletados por outra organização, o ISM (Institute for Supply Management) também de forma mensal.
Nos EUA, o questionário é feito com executivos de alto escalão em mais de 400 empresas. Elas são divididas em 19 setores, de acordo com a parcela que representam do PIB norte-americano. Nessa lista entram empresas do NAICS (Sistema Norte-Americano de Classificação de Setores).
O índice cobre as atividades chamadas de upstream, isto é, o primeiro estágio da produção de óleo ou gás, que são as etapas de exploração e produção da indústria de petróleo. Além disso, também há as atividades downstream, momento no qual os produtos são produzidos e distribuídos.
PMI na China
Na China, a Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP) e o Centro de Informação de Logísticas da China (CLIC) são responsáveis pela compilação dos índices de gerentes de compras.
O Serviço Estatístico Nacional da China (NBS) coleta os dados necessários para essa tarefa. O relatório em inglês é elaborado e produzido pelo Centro de Pesquisa Li & Fung.
A fim de obter os dados, mais de 700 indústrias na China são convidadas a responder os questionários apresentados. Com base nas respostas recebidas, os relatórios do PMI são elaborados para fornecer informações sobre as atividades de compra e situações de fornecimento das empresas chinesas.
PMI na Zona do Euro
No caso da Zona do Euro, assim como no Brasil, a IHS Markit calcula o PMI. Para coletar esses dados, são enviados questionários para 5 mil empresas privadas de 19 países da que utilizam o euro.
Como o PMI é calculado?
O Índice de Gerentes de Compra é calculado a partir de uma média ponderada de dados estatísticos de certos setores da economia, como o de indústria e serviços. Como vimos, os dados são coletados através de pesquisas enviadas mensalmente para empresas privadas.
Os gerentes de compras fornecem respostas indicando se esses indicadores aumentaram, diminuíram ou permaneceram estáveis em relação ao mês anterior.
Cada indicador é ponderado de acordo com sua importância relativa para determinada atividade e, em seguida, é aplicada uma fórmula para calcular o índice geral do PMI.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o PMI é calculado com a seguinte fórmula:
PMI = (P1 * 1) + (P2 * 0.5) + (P3 * 0)
Onde:
P1 = porcentagem de respostas relatando melhorias.
P2 = porcentagem de respostas relatando nenhuma mudança.
P3 = porcentagem de respostas relatando deterioração.
O cálculo do PMI, portanto, é expresso em uma escala de 0 a 100, onde 50 é o limite entre expansão e contração do setor. Valores acima de 50 indicam expansão, enquanto valores abaixo de 50 indicam contração, como citamos anteriormente.
Qual é a importância de acompanhar o Índice de Gerentes de Compra?
O acompanhamento do PMI é importante especialmente para quem opera Day Trade, pois fornece informações valiosas sobre as condições e tendências de setores como indústria e serviços.
A partir desse índice, é possível ter alguns insights, como:
- Volatilidade: a divulgação dos dados do PMI geralmente causa movimentos significativos no mercado financeiro, resultando em maior volatilidade e mais oportunidades de negociação para traders. Isso pode oferecer mais chances de realizar operações rápidas e lucrativas.
- Timing das operações: o PMI é geralmente divulgado em dias e horários específicos, permitindo que traders se preparem para aproveitar as oportunidades de negociação relacionadas ao anúncio do índice. A reação inicial do mercado aos dados do PMI pode fornecer insights sobre a direção dos preços na Bolsa de Valores, por exemplo.
- Indicador de sentimento do mercado: o índice reflete a confiança dos gerentes de compras e pode servir também como um indicador de sentimento do mercado. Isso pode ser útil para traders porque, com essas informações, é possível avaliar a disposição dos players e tomar melhores decisões na hora de comprar e vender ativos.
Da mesma forma que, para ser um trader vencedor, é recomendado entender Análise Técnica e acompanhar a oscilação dos ativos na Bolsa, indicadores como o PMI também podem ser levados em consideração para alcançar melhores resultados nas operações.
Além disso, você também pode consultar esse índice antes de investir em ativos de outro país. Caso você pretenda investir em ETFs ou BDRs, por exemplo, o PMI é uma ótima solução para entender o cenário econômico no exterior.